domingo, 16 de junho de 2013

Museu vivo caminhado.

Olá Pessoal,

Devido a formação da oficina de estátua viva do grupo Estatuísmo, para a montagem do projeto Museu vivo. Não tivemos tempo esse semestre para postagens. Portanto, aí vai um resumo do nosso trabalho de criação das obras, estátuas vivas para o tema desse ano, que será O panteão Tupi Guarani.
Saibam que pra quem quer trabalhar com arte um dos grandes segredos é observar, observe o artista que te influência e que você admira, observe também aqueles que você não admira, se puder conhece-los melhor ainda pergunte, questione, compreenda sua comunicação.
Em nosso trabalho temos a constante troca, os novos participantes do grupo,  podem contar com a instrução do artista plástico Antônio Carlos "Azerutan", com o Designer Harun Reis e comigo Gladys Wosiack,  que sou Formada em Artes Cênicas. Todos Estatuístas de longas datas.
Nossa primeira aula foi um encontro pra sabermos mais daqueles que foram selecionados.
Infelizmente apesar de mais inscritos do que imaginávamos, só podemos selecionar 6 para o curso do projeto devido ao custo não ser patrocinado por nenhum outro apoiador a não ser o próprio grupo.
As aulas seguintes foram de observação plástica, aprender a conhecer materiais, texturas, observar outros artistas, passear no cemitério para ver as estátuas, rs. Bem tudo isso faz parte do Primeiro passo.
o Segundo passo: Fizemos também muita pesquisa referente a temática. Pois isso é fundamental para se defender um discurso. Desde Livros, debates, imagens até dançar com os índios.
Nosso terceiro passo foi Aprender a utilizar as ferramentas do estatuísmo. Desenhamos muito os figurinos que queremos, e como imaginamos, para aqueles do grupo que não sabiam desenhar, parabéns, tiveram de aprender e aprenderam bem. Aprendemos Sobra e luz, para efeitos de figurinos, foi uma aula muito produtiva também,  outra aula bacana desse módulo foi a de maquiagem.
O terceiro passo que é o que estamos agora é a preparação corporal. Tivemos a participação do "Gui"nos oferecendo uma aula de consciência corporal que foi uma delicia, tivemos semana passada meditação, ainda teremos a aula com foco na estática, suavidade e comunicação com o corpo, pra finalizar esse módulo.
Logo depois entraremos na composição de personagem que para a estátua viva já entra a confecção dos figurinos também. É isso pessoal, o trabalho está constante...todo final de semana,  além de alunos e professores, estamos no tornando uma família.







Nenhum comentário:

Postar um comentário